segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Memórias Insanas #1 - Pagode dos anos 90

Lembra dos pagodeiros dos anos 90? Aqueles de terno branco e da dancinha ridícula.

Hoje, pra estrear o Memórias Insanas, vamos lembrar desses caras.

Quem tem mais de 18 anos e nunca ouviu Soweto, Katinguelê, Art popular, Swing & Simpatia, Só Preto Sem Preconceito, Os Morenos, Negritude Jr. e Karametade pode se considerar um extraterreste. De meados dos anos 90 ao final, houve uma explosão de grupos de pagode, muitas com apelo racial.

Bom, vou listar e falar dos principais e/ou esquecidos. Vambora!

Os Morenos
Surgiu em 1994, fez sucesso com hits como “Marrom bombom”, “Amor de verão” e é claro “Mina de fé” que, na minha opinião, foi o auge do grupo se é que isso existiu

Só pra lembrar, dá o play aí

O grupo era composto por:

1. Waguinho
2. Marcelo Moço
3. Betinho Morenos

Pouco tempo depois de fazer sucesso, Waguinho decide largar todo mundo na merda, fazer carreira solo e não satisfeito com a quantidade de dinheiro como pagodeiro ele vira cantor evangélico e político.

Por incrível que pareça, “Os morenos” ainda existe, mas com Gilmar PQD (Puta que dariu) nos vocais. Seu último lançamento foi recentemente há quase 10 anos atrás.

Soweto
Esse é inesquecível, liderado pelo Belo, o cantor favorito do Instituto Penal Cândido Mendes, teve vários sucessos com letras profundas como o hit “Derê”

“Derê! Derererê! Dererererê!
Derê! Derererê! Dererererê!
Derê! Derererê! Dererererê!

Eu quero você
Prá sentir tamanha emoção
Só o amor poderá dar o fim
Na tristeza do meu coração...”

Profundo, não?

Pois é, o Soweto era formado por:

1. Belo
2. Claudinho
3. Criseverton
Leia de novoApontando para cima
4. Marcinho
5. Digo

 

Até hoje os caras resistem. Seu último lançamento foi recentemente também, em 2000.

Negritude Jr.
A tortura começou oficialmente em 18 de Maio de 1986, o Netinho de Paula tinha 15 anos e ainda não tinha dado porrada em ninguém.

A banda compôs sucessos como: “Cohab City”, “O Beijo”, e “Tanajura

Depois de um tempo, Netinho abandonou os mano do coração, inseparáveis. Mas isso teria uma consequência, Netinho desenvolveu um problema mental chamado Síndrome da nãomanozisse agressiva, descrita por Freud como uma síndrome que se manifesta quando você fica rico e larga seus manos morando na Cohab 2 em Carapicuíba. O único sintoma é Agressividade no seu pior estágio.

A mulher dele que o diga.

O vesgo também, só que ele recebeu quase 45 mil reais de indenização

Katinguelê
Formado em 1992, o grupo liderado pelo Esfiha Salgadinho só ganhou notoriedade nacional em 1996 com o CD “No Compasso do Criador

Entre os maiores sucessos do grupo estão “Engraçadinha” e “Recado à minha amada

Seguindo o padrão de todos os outros grupos de pagode, o vocalista saiu e largou todos na merda, mas em 2008 o dinheiro estava quase acabando e Salgadinho, tendo que pagar umas contas de luz e 143 pensões alimentícias para loiras, volta pro grupo.

O artigo deles na wikipédia foi tirado de algum fansite  ou algo assim. Fala o tempo todo da garra do grupo pra chegar onde chegou.

Levando os dados de lá em consideração, montei um gráfico exemplificando as vendas dos CDs do Katinguelê ao longo da história.

Raça Negra
Rá! Achou que eu não ia falar do símbolo master-super-ultra-mother-fucker dos pagodeiros dos anos 90?

O Raça Negra se formou em 1983, gravou seu primeiro CD em 1991 e já emplacou hits como “Cigana”, “Doce Paixão” e “Cheia de Manias

O Raça Negra dividiu opiniões. Até mesmo do Sr. Silvio Santos. Assiste aí esse vídeo, vale a pena ;)

Assim como qualquer outro estilo musical que se baseia em “estar na moda”, o pagode estava fadado ao esquecimento, e foi o que aconteceu. Hoje a maioria dessas bandas que citei ou listei vai fazer show de bicicleta, deve cobrar R$10 e uma quentinha de cachê.

Não sei se deu pra perceber, mas todas as bandas, menos raça negra e Swing & Simpatia, “perderam” seus vocalistas logo depois do estouro do sucesso, por que será? Comenta aí ;)

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5 e 6

Gostou do post? Você pode mandar para os seus amigos clicando no botão do twitter e do facebook aqui em baixo e seguir o twitter e o feed do blog pra ficar ligado nas atualizações :P

URL Curta para o post:

-Insano, não?-

0 comentários:

Postar um comentário