O Halloween ou dia-das-bruxas (no Brasil) é uma festa que acho bacana, pelo menos o que passa nos filmes. É comemorado, principalmente, nos países Anglo-saxônicos. O halloween tem origem pagã que remete ao ano de 600 a.C
Apesar de ter sido exportado pelos EUA assim, o Halloween não tinha nada a ver com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
O halloween está muito presente e em quase todas as culturas do mundo com o Gato Preto, Bruxas, Fantasmas e, claro, as:
As Abóboras (Jack o’ Lantern)
Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo. óbvio
No ano seguinte, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os na Irlanda eram usados os nabos, como "lanternas do Jack". Quando os imigrantes vieram para a América, acharam que as abóboras eram mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna) passou a ser uma abóbora iluminada com uma brasa ou vela.
Mas como toda boa tradição, tem os engraçadindos pra sacanear.
Mas tem gente que aproveita o Halloween pra fazer umas insanidades e ganhar um trocado :P
Fazer um Jack o’ Lantern com uma arma LOL
E a sacanear quem passa na rua inocentemente.
Feliz dia das bruxas :P
-Insano, não?-
0 comentários:
Postar um comentário